-Este é o livro volume 1 da coleção MEUS LIVROS VIVOS
DESCRIÇÃO:
Este é um livro vivo, escrito em inglês originalmente sob o título Number Stories of Long a Go pelo matemático de grande prestígio norte americano David Eugene Smith no ano de 1919, em Boston. David Eugene Smith é considerado um dos fundadores do campo da educação matemática. escreveu diversos livros para crianças e adultos.
PREFÁCIO DO LIVRO:
A história dos nossos números, das tentativas do mundo de contar, das muitas
experiências em escrever numerais e das dificuldades encontradas ao longo dos tempos
na realização dos nossos cálculos cotidianos, tudo isto está tão entrelaçado com a
história da humanidade que interessa a cada pessoa pensante.
À medida que o mundo cresceu, também cresceu o trabalho com os números;
quando o mundo enfrentou os mistérios do universo, os números ajudaram a resolver os
seus problemas; quando o comércio e a ciência apresentaram novas necessidades em
cálculos, a aritmética sempre esteve pronta para ajudar. A história da matemática não é
uma parte pequena da história da civilização.
Diante disso, parece apropriado relatar ao menos alguma parte da história dos
números aos alunos em nossas escolas. Pode tornar-se tão interessante como qualquer
outra história de civilização, pois aborda um assunto com o qual os alunos das nossas
escolas estão em contato diário, agregando novos valores aos problemas de aritmética
e proporcionando uma nova perspectiva a todo o estudo da matemática.
Este livro destina-se à leitura complementar no ensino fundamental. Está escrito
em linguagem não técnica, e e o esforço foi feito para conectar com a história elementos
humanos suficientes para torná-lo mais interessante do que um mero relato de fatos.
Com ele, também é abordada parte da história dos materiais de escrita, estando
isso naturalmente ligada à história dos nossos números. Os Capítulos I-VIII podem ser
facilmente lidos em voz alta, e a Caixa de Perguntas ao final de cada capítulo pode ser
usada como base para conversação ou para trabalhos escritos.
Os fatos apresentados no livro são tão exatos quanto as circunstâncias permitem.
Não se espera, contudo, que as mudanças na forma de vários numerais sejam
consideradas. Tais alterações não têm importância em uma obra desta natureza e não
contradizem a afirmação de que os fatos históricos são apresentados com substantial
precisão.
A esperança do autor é que esta pequena série de incidentes humanos crie um
novo interesse não apenas no estudo da aritmética, mas na história do desenvolvimento
da nossa civilização.
ÍNDICE:
CAPÍTULO PÁGINA
I. Como Ching, An-am e Menes contavam...........................................................1
II. Como Ahmes, Lugal e Chang escreviam seus Números ................................13
III. Como Hippias, Daniel e Titus escreviam seus Números ................................23
IV. Como Gupta, Mohammed e Gerbert escreviam seus Números......................33
V. Como Robert, Wu e Caius somavam Números................................................45
VI. Como Cuthbert, Leonardo e Johann multiplicavam Números.........................63
VII. Como Filippo, Adriaen e Michael dividiam Números...................................... 73
VIII. Ahmes, Heron e Jakob sem esperanç em aprender Frações........................83
IX. Quebra-cabeças numéricos diante da Fogueira..............................................93
X. Problemas Curiosos diante da
fogueira.................................................................................................................117
VOCABULÁRIO COM PRONÚNCIA....................................................................133
SOBRE O AUTOR:
Frequentou a Syracuse University , graduando-se em 1881 (Ph. D., 1887; 1905). Ele estudou para ser advogado com concentração em artes e humanidades, mas aceitou um cargo de professor de matemática na Cortland Normal School em 1884 onde frequentou quando jovem. Enquanto estava na Cortland Normal School, Smith tornou-se membro do Young Men's Debating Club (hoje Delphic Fraternity). Ele se tornou professor no Michigan State Normal College em 1891 (mais tarde Eastern Michigan University), o diretor do State Normal College em Brockport Nova York (1898), e professor de matemática no Teachers College, Universidade de Columbia (1901), onde permaneceu até sua aposentadoria em 1926.
FICHA TÉCNICA:
Acabamento Brochura (capa mole)
Tamamho (16x23)
Papel pólen 80g
Ilustrações do livro original em preto e branco
1 x de R$43,80 sem juros | Total R$43,80 | |
2 x de R$21,90 sem juros | Total R$43,80 | |
3 x de R$16,19 | Total R$48,56 | |
4 x de R$12,26 | Total R$49,05 | |
5 x de R$9,86 | Total R$49,31 | |
6 x de R$8,26 | Total R$49,57 | |
7 x de R$7,09 | Total R$49,66 | |
8 x de R$6,24 | Total R$49,92 | |
9 x de R$5,58 | Total R$50,23 | |
10 x de R$5,04 | Total R$50,42 | |
11 x de R$4,61 | Total R$50,66 | |
12 x de R$4,24 | Total R$50,83 |